Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências
Aplicadas e Educação
Departamento de
Ciências Exatas
Disciplina: Avaliação
de aprendizagem
Aluno: José Sharlles
Guedes da Silva
Avaliação
da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame
Pais, sistema de
ensino, profissionais da educação, professores e alunos, todos tem suas
atenções centradas na promoção, ou não, do estudante de uma série de
escolaridade para outra. O exame pedagógico é voltado para uma pedagogia do
exame do que por uma de ensino/aprendizagem. O que é importante é a nota, não
importa como ela foi obtida.
Muitos professores utilizam as provas como forma de ameaçar e
torturar os alunos. E os estudantes deverão se dedicar aos estudos, não porque
os conteúdos sejam importantes e prazerosos, mas sim porque estão ameaçados por
uma prova. Em muitos casos, alguns professores elaboram provas para reprovar os
seus alunos. E a utilização dessas provas para reprovarem os alunos, não tem
nada haver com o significado que o conteúdo propõe.
O sistema social se
contenta com as notas obtidas nos exames, ou seja importa-lhe os resultados
gerais: as notas, os quadros gerais de notas, as curvas estatísticas. Se os
quadros das notas não tiverem atentando contra a sociedade, ela estará muito
bem, caso contrário será autuada. As provas e exames são realizados conforme o
interesse do professor ou do sistema de ensino, não é levado em consideração o
que foi ensinado.
Na visão
pedagógica a avaliação do exame, não
cumprirá a sua função de subsidiar a decisão da melhoria da aprendizagem. Na
visão sociológica, ela pode ser posta, sem a menor dificuldade, a favor do
processo se seletividade, desde que utilizada independentemente da construção
da própria aprendizagem.
Contudo é preciso mudar essa visão, para que o foco
seja a aprendizagem dos alunos e o conhecimento adquirido pelos alunos e não
apenas uma prova que não mostra realmente como os fatos são. Mas para alcançar
esse objetivo é preciso que pais, instituições, alunos e professores todos
estejam empenhados em um mesmo objetivo. Sabemos que não é uma tarefa fácil,
mas é preciso que cada um faça a sua parte.
Referência: LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a
pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed.
São Paul: Cortez, 2011, p. 35-44.
Atividade para ser entregue na aula do dia 29/10/2014, com a construção de uma síntese reflexiva, do texto Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame.Do autor LUCKESI, Cipriano Carlos.
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