domingo, 8 de março de 2015

Apontamentos sobre a pedagogia do exame

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Departamento de Ciências Exatas
Disciplina: Avaliação de aprendizagem
Aluno: José Sharlles Guedes da Silva

Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame

Pais, sistema de ensino, profissionais da educação, professores e alunos, todos tem suas atenções centradas na promoção, ou não, do estudante de uma série de escolaridade para outra. O exame pedagógico é voltado para uma pedagogia do exame do que por uma de ensino/aprendizagem. O que é importante é a nota, não importa como ela foi obtida.
Muitos professores  utilizam as provas como forma de ameaçar e torturar os alunos. E os estudantes deverão se dedicar aos estudos, não porque os conteúdos sejam importantes e prazerosos, mas sim porque estão ameaçados por uma prova. Em muitos casos, alguns professores elaboram provas para reprovar os seus alunos. E a utilização dessas provas para reprovarem os alunos, não tem nada haver com o significado que o conteúdo propõe.
O sistema social se contenta com as notas obtidas nos exames, ou seja importa-lhe os resultados gerais: as notas, os quadros gerais de notas, as curvas estatísticas. Se os quadros das notas não tiverem atentando contra a sociedade, ela estará muito bem, caso contrário será autuada. As provas e exames são realizados conforme o interesse do professor ou do sistema de ensino, não é levado em consideração o que foi ensinado.
Na visão pedagógica  a avaliação do exame, não cumprirá a sua função de subsidiar a decisão da melhoria da aprendizagem. Na visão sociológica, ela pode ser posta, sem a menor dificuldade, a favor do processo se seletividade, desde que utilizada independentemente da construção da própria aprendizagem.
Contudo é  preciso mudar essa visão, para que o foco seja a aprendizagem dos alunos e o conhecimento adquirido pelos alunos e não apenas uma prova que não mostra realmente como os fatos são. Mas para alcançar esse objetivo é preciso que pais, instituições, alunos e professores todos estejam empenhados em um mesmo objetivo. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas é preciso que cada um faça a sua parte.    

Referência: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paul: Cortez, 2011, p. 35-44.

Um comentário:

  1. Atividade para ser entregue na aula do dia 29/10/2014, com a construção de uma síntese reflexiva, do texto Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame.Do autor LUCKESI, Cipriano Carlos.

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