segunda-feira, 9 de março de 2015

Avaliação da aprendizagem ... mais uma vez - Decálogo

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Aplicadas e Educação
Departamento de Ciências Exatas
Disciplina: Avaliação de aprendizagem
Aluno: José Sharlles Guedes da Silva

Decálogo do texto Avaliação da aprendizagem... mais uma vez

1)      “O autor fala que as crianças vinham de uma experiência de investimento no processo e passaram para uma experiência de investimento no produto”. Elas passaram a valorizar uma nota e não em aprender o conteúdo.

2)      “O ato de examinar tem como função a classificação do educando”. O que importa é se o estudando é aprovado ou não.

3)      “Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam” Não importa se todos irão aprender com a qualidade adequada, o que importa é o processo classificatório dos mesmo.

4)      “O ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes”.  Esse desempenho é importante para uma intervenção para uma melhoria dos resultados.

5)      “A avaliação é diagnostica, ela gera um conhecimento sobre o seu estado de aprendizagem e, assim, tanto é importante o que ele aprendeu como o que ele ainda não aprendeu” Para o processo de avaliação é importante saber o que foi aprendido e o que não foi, para poder haver uma intervenção até que ele consiga aprender.

6)      “Tomar conhecimento somente do que o educando aprendeu não permite investir no processo, porém somente no produto”.  Preocupar-se com a nota e não no aprender, é investir no processo.

7)      “O processo compõe-se do conjunto de procedimentos que adotamos para chegar ao resultado mais satisfatório”. São as ações que utilizamos para chegar a um resultado bom.

8)      “Produto, por sua vez, significa o resultado final ao qual chegamos” É o trabalho concluído.

9)      “Bom ensino é o ensino de qualidade que investe no processo e, por isso, chega a produtos significativos e satisfatórios. Os resultados não nos chegam, eles são construídos”. Para conseguir produtos de boa qualidade, tem que investir no processo, pois ele é construído ao longo do tempo.

10)  “A avaliação da aprendizagem exige a apropriação dos conceitos de forma encarnada, traduzidos no cotidiano das nossas salas de aulas”. Deve-se deixar de lado a teoria e realizar mais a prática, não basta somente bons discursos.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In:  LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 61-65.


Um comentário:

  1. Construção de um decálogo, com os ponto mais importantes do texto - Avaliação da aprendizagem ... mais uma vez,do auto LUCKESI, Cipriano Carlos.Atividade entregue na aula do dia 05/11/2014.

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