Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências
Aplicadas e Educação
Departamento de
Ciências Exatas
Disciplina: Avaliação
de aprendizagem
Aluno: José Sharlles
Guedes da Silva
Decálogo do texto
Avaliação da aprendizagem... mais uma vez
1)
“O autor fala que as crianças vinham de uma
experiência de investimento no processo e passaram para uma experiência de
investimento no produto”. Elas passaram a valorizar uma nota e não em aprender
o conteúdo.
2)
“O ato de examinar tem como função a classificação
do educando”. O que importa é se o estudando é aprovado ou não.
3)
“Ao ato de examinar não importa que todos os
estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e classificação
dos que aprenderam e dos que não aprenderam” Não importa se todos irão aprender
com a qualidade adequada, o que importa é o processo classificatório dos mesmo.
4)
“O ato de avaliar tem como função investigar a
qualidade do desempenho dos estudantes”. Esse desempenho é importante para uma
intervenção para uma melhoria dos resultados.
5)
“A avaliação é diagnostica, ela gera um
conhecimento sobre o seu estado de aprendizagem e, assim, tanto é importante o
que ele aprendeu como o que ele ainda não aprendeu” Para o processo de
avaliação é importante saber o que foi aprendido e o que não foi, para poder
haver uma intervenção até que ele consiga aprender.
6)
“Tomar conhecimento somente do que o educando
aprendeu não permite investir no processo, porém somente no produto”. Preocupar-se com a nota e não no aprender, é
investir no processo.
7)
“O processo compõe-se do conjunto de
procedimentos que adotamos para chegar ao resultado mais satisfatório”. São as
ações que utilizamos para chegar a um resultado bom.
8)
“Produto, por sua vez, significa o resultado
final ao qual chegamos” É o trabalho concluído.
9)
“Bom ensino é o ensino de qualidade que
investe no processo e, por isso, chega a produtos significativos e
satisfatórios. Os resultados não nos chegam, eles são construídos”. Para
conseguir produtos de boa qualidade, tem que investir no processo, pois ele é
construído ao longo do tempo.
10) “A avaliação da aprendizagem exige a apropriação dos conceitos de forma
encarnada, traduzidos no cotidiano das nossas salas de aulas”. Deve-se deixar
de lado a teoria e realizar mais a prática, não basta somente bons discursos.
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da
aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez,
2011, p. 61-65.
Construção de um decálogo, com os ponto mais importantes do texto - Avaliação da aprendizagem ... mais uma vez,do auto LUCKESI, Cipriano Carlos.Atividade entregue na aula do dia 05/11/2014.
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