domingo, 8 de março de 2015

Professor Animal

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE CIENCIA APLICADAS E EDUCAÇÃO – CCAE
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PROFESSOR: JOSEVAL MIRANDA
ALUNO: José Sharlles Guedes da Silva


Produção Textual – Tipo de professor


Existem vários tipos de animais, mas o que eu escolhi para associar a algum tipo de professor foi a Formiga, pois elas são seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, ou seja, a eusocialidade (é o mais alto grau de organização social dos animais presente nas sociedades mais complexas.).
Embora nem todas as espécies de formigas construam formigueiros, muitas fazem autênticas obras de engenharia.  Quando uma obreira encontra comida ela deixa um rastro no caminho de volta para a colônia, e esse é seguido por outras formigas que reforçam o rastro quando elas voltam à colônia. As formigas geralmente atacam e defendem-se ferroando, por vezes injetando compostos químicos no animal atacado, em especial, o ácido fórmico. Algumas espécies, chamadas “formigas-assassinas”, têm a tendência de atacar animais muito maiores que elas, quer para se alimentarem, quer para se defenderem. É devido a essas características que escolhi a formiga, pois existe aqueles professores que fazem amizades com seus alunos rápido e fácil, enquanto que outros não querem saber de amizade com alunos, pois se acham superiores a eles. E nem todos os professores constroem esse “formigueiro” que é o ciclo de bom relacionamento para com os alunos, já outros fazem grandes amizades, que podem ser comparadas as obras de engenharia das formigas.

Quando um professor faz um bom ciclo de amizades, e realiza a profissão com amor, eles irão deixar o seu rastro marcado na vida daqueles alunos e no ambiente que ele passou, e muitos outros podem seguir o exemplo desse bom professor. Assim como as formigas muitos professores injetam o seu composto nos alunos, que são alguns métodos, como provas surpresa, mini teste, etc. Para poder intimidar aquele aluno que não deixa ele ministrar suas aulas. São aqueles professores chamados de carrasco, pois fazem de tudo para prejudicar os alunos. Assim como a formiga pela no pé, o professor carrasco não é diferente. 

Um comentário:

  1. O professor nos mostrou um texto do Werneck, Hamilton. Prova, provão, camisa de força da educação, e nos pediu para que produzíssemos uma atividade relacionando um tipo de animal com algum tipo de professor.

    ResponderExcluir